fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Você está preparado para as vagas de emprego que estão surgindo na área da Radiologia?

Quando seu celular tocar e nele o selecionador perguntar se pode marcar o processo seletivo para a vaga na Radiologia para amanhã, qual será sua sensação, qual será sua resposta?

Alegria?

Esperança?

Ansiedade?

Insegurança?

Ou todas as alternativas estão certas, e você sentirá um pouco de tudo isso junto????

Pois é meu amigo, minha amiga, posso te dizer que essa possibilidade é cada vez mais real!

Tenho acompanhado pelas redes sociais e sites o surgimento de várias vagas, efetivas e temporárias, em hospitais na cidade de São Paulo e algumas, em outros estados também!

O momento da saúde pública no país, e também no mundo, está crítico!

O surgimento da pandemia do coronavírus trouxe a necessidade de se ampliar a capacidade de atendimento à população.

Essa capacidade instalada de leitos, de equipamentos, de profissionais está sendo ampliada, na medida do possível.

Vale lembrar que não é somente de médicos que o sistema de saúde está precisando!

Também precisa de técnicos em radiologia, enfermeiros, atendentes, e também de profissionais de infraestrutura, manutenção, conservação e limpeza.

Além da estrutura já existente dos hospitais, centros de saúde, clínicas, o governo de estado e a prefeitura, estão ampliando e montando novos locais de atendimento de emergência, construindo hospitais temporários, de campanha, para atendimento e triagem!

Em São Paulo estão em fase de construção dessas instalações no Pacaembu e no Anhembi, são unidades emergenciais!

Voltando especificamente para a Radiologia, volto à pergunta inicial: Você está preparado para uma entrevista de emprego?

O momento é de emergência! 

Provavelmente não existirá tempo suficiente para treinar o candidato escolhido, ele precisará vir pronto!

Questões como experiência, como prática, capacidade de resolver problemas, equilíbrio emocional, trabalhar sob pressão, flexibilidade………. tudo isso será questionado e posteriormente avaliado na hora de escolher o candidato “ideal”!

Qual sua autoavaliação sobre cada um desses itens questionados acima?

Quando faço mina autoavaliação, reflito sobre essas questões!

Posso te dizer que eu nesses últimos 20 anos, tive um adequado desenvolvimento! Mas ainda não estou satisfeito, posso evoluir ainda mais, melhorar a cada dia!

Sou um profissional da educação, voltado a área lecionar em psicologia, administração, recursos humanos. Com a experiência acumulada em várias empresas, em vários cargos, desenvolvi uma maturidade profissional que resultou numa confiança na minha capacidade, no meu potencial.

Posso te afirmar também que o conhecimento adquirido nas graduações foram importantíssimos, me deu uma base sólida, mas que sozinha, não me deu o perfil profissional exigido pelo mercado.

O ensino superior fornece a teoria, o conhecimento, o fundamento de determinada questão.

Durante todos esses 20 anos procurei utilizar o conhecimento na aplicação prática das tarefas que executei, na busca pelos resultados exigidos pelas empresas que trabalhei. Mas além da teoria, eu pesquisei, testei, pratiquei, fui à luta, pesquisei novamente.  

Adotei uma postura de aprendizado e de melhoria contínua. Busquei aprender uma coisa nova por dia em minha profissão!

Isso me ajudou muito.

Atualmente tenho buscado manter essa postura de aprendizado diário.

E você? Realizou já sua autoavaliação?

Quando você busca uma reflexão sobre seu momento profissional atual, qual o resultado você chega?

Quanto mais verdadeira for a reflexão e as suas respostas, maior chance de superar as fases do processo seletivo e chegar na entrevista final com o responsável pela contratação no hospital.

Esse reflexão reflete na autoconfiança que transmite durante a entrevista, nas respostas dadas, no estabelecimento do “rapport”!!!

Na colaboração que dá durante a dinâmica de grupo!

Na segurança na apresentação que faz sobre você, suas conquistas, pontos a desenvolver, preferências!

Durante o teste prático que realiza nos equipamentos, gerando exames de qualidade!

Trata-se de um conjunto de fatores que acontece no processo seletivo, que traduzem no seu desempenho e que sem dúvida, é observado pelos selecionadores.

O profissional bem preparado consegue expressar-se adequadamente sobre sua experiência profissional e encara naturalmente as fases dos processos seletivos!

Mantém controlada sua ansiedade, percebe que ajudar outro candidato na dinâmica de grupo mostra o quanto ele pensa no desenvolvimento da equipe!

Ahhh, e quando vem a parte prática, mostra o quanto aprendeu sobre o equipamento, sobre o exame, e a importância de entregar com qualidade!

Espero que essas reflexões e dicas tenham ajudado você a aumentar a percepção de quanto é importante estar preparado para um processo seletivo.

Você pode ter que participar de um processo de seletivo de um dia para o outro!

E se não estiver preparado, pode perder a chance da sua vida!

Gostou das informações?

Acompanhe meu trabalho pelas redes sociais.

Compartilhe!

Professor Arnaldo Pereira dos Santos

Psicólogo e Coach

4 respostas em "Você está preparado para as vagas de emprego que estão surgindo na área da Radiologia?"

  1. Muito boa sua tese,pode ter ctz que me fez refletir muito!!!

    • Olá Eliana, tudo bem?
      Que bom que provocou em você uma reflexão! Sabe Eliana, acredito que a busca por uma colocação profissional é uma das coisas mais importantes de nossas vidas! E envolve preparo, envolve propósito de vida, que está muito ligado a amar o que faz! Quando essas condições estão em harmonia, participar de um processo seletivo torna-se algo natural, feito sem ansiedade, sem precipitação e a chance de ser contratado aumenta muito. Nós selecionadores, independente de ser em hospital, indústria ou numa loja, enxergamos o brilho nos olhos, o amor por aquilo que faz! Obrigado por ler meu post e pelos seus comentários! Te Desejo sucesso! Professor Arnaldo Santos Academia de Radiologia

  2. QUITERIA CARLA SANTOS SILVA30/03/2020 em 09:48Responder

    Sou estudante de radiologia

    • Olá Quiteria, tudo bem? Que bom que escolheu a radiologia! Quitéria, o conselho que te dou é que leia o máximo que puder sobre os temas de radiologia! Escolha leituras que te expliquem fundamentos, procedimentos, métodos! Que busque você um estágio na área! Se dedique, dedique e dedique! Dedicação é fundamental! Se precisar da Academia de Radiologia, acesse nosso Canal no Youtube, lá tenho um vídeo sobre currículo! E também leia nossos posts! Tenho também um blog pessoal ArnaldoSantos e Canal do Youtube. Nesses locais, dou muitas dicas de Currículo e de Entrevista de emprego. Obrigado por acessar nosso Blog da Academia de Radiologia ! Conte Conosco! Professor Arnaldo Santos

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X