fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

As transformações no mercado de trabalho abrem possibilidade para o empreendedorismo que torna-se uma excelente possibilidade de geração de emprego e renda

Estamos chegando a mais um final de ano, período de reflexão sobre as conquistas e também de análise sobre as perspectivas para os anos que estão por vir.

Quando o assunto é mercado de trabalho vemos que muita coisa aconteceu, muitas tendências se confirmaram e precisaremos nos adaptar a uma constante transformação das relações de trabalho, talvez agora mais acentuada, mais impactante.

Quando assistimos o mercado apontar para cerca de 25 milhões de desempregados e de subempregados, notamos que o quadro é de muita angústia, incerteza e aflição. Apesar da retomada que a economia teve nesse ano de 2017, ela serviu para conter o desanimo, a recessão e o enfraquecimento da economia.

Nesse ano vivenciamos a aprovação da reforma trabalhista, que buscou modernizar a relação existente entre capital e trabalho, atrair novos investimentos e inserir indivíduos e microempresas para a economia formal.

Por outro lado, vimos a tecnologia avançar de forma marcante, com a inteligência artificial, a “internet das coisas” e o“e-commerce”, que proporcionarão ganhos em qualidade de vida, comodidade e mais tempo livre ao homem.

Esse cenário que se apresenta traz ‘à tona a necessidade do homem preparar-se cada vez mais para o que os sociólogos chamam de “o fim dos empregos” da forma como conhecemos.

Cada vez mais precisamos nos preocupar com o tripé “emprego, empreendedorismo, empregabilidade” para sobrevivermos a essa verdadeira “tsunami” que se apresenta no horizonte do mercado de trabalho.

Se observarmos o avanço tecnológico perceberemos que a tecnologia está ocupando cada vez mais “a força de trabalho”, em atividades antes exercidas por empregados. Um exemplo que está cada vez mais presente é o uso da inteligência artificial no contato com clientes, via telefone ou equipamentos móveis, para interagir na resolução de dúvidas, conflitos de pequena complexidade, e realização de procedimentos programados. A gradual substituição da força de trabalho dessa atividade profissional deixará significativo número de postos de trabalho fechados aos empregados do setor de atendimento. É necessário preparar essa força de trabalho para ocupar outros postos, para migrar para outras carreiras, ou na impossibilidade de aproveitamento, disponibilizar para o mercado de trabalho.

Toda essa transformação abre um vasto campo para exploração do empreendedorismo, que pode absorver uma parte desse contingente, que somado aos empreendedores “natos”, profissionais, terão que se capacitar cada vez mais. O mercado para empreendedores poderá ser explorado tanto por empreendedores de necessidade (que estão desempregados) como para os empreendedores de oportunidade (que enxergam esse momento como ideal para empreender). Cabe aos órgãos da iniciativa privada, como governamentais oferecerem apoio tecnológico, financeiro, profissionalizante a esse contingente que começará a empreender!

Como vemos, o que é crise para uns, é oportunidade para outros. Porisso a empregabilidade do indivíduo é fundamental. Quem desenvolver sua empregabilidade poderá passar pela turbulência com maior vigor e energia! Nesse novo mercado de trabalho sobreviverá quem buscar a formação continuada, através de cursos, palestras, seminários, congressos, aliado a leitura de bons livros, network ativo, boa vivência tecnológica e experiência sólida de mercado.

Nesse cenário de transformação acelerada com oportunidades seletivas e escassas, sobreviverá o profissional que tiver desenvolvido sua competência conectada às novas exigências de mercado, que demonstrar diferencial competitivo em relação aos demais candidatos e concorrentes, e que também souber aproveitas as oportunidades “dessa nova economia”.

E você? Pensou em tudo isso?

Observou as transformações que estão ocorrendo no mercado de trabalho e na sociedade?

O que você tem feito para sobreviver nesse mercado em constante transformação?

Fica a dica para que você reflita e busque suas respostas, obtenha informações e movimente-se!

Serão essas respostas que determinarão qual seu papel nesse futuro dos empregos, cada vez mais presente em nosso cotidiano!

 

Arnaldo Pereira dos Santos

Coach e Empreendedor Digital

0 responses on "TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X