fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

RADIAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES

R

Acho essencial para qualquer profissional que trabalhe direta ou indiretamente com as radiações,  conhecer um pouco mais sobre esse processo físico de emissão de energia.

A radiação é uma energia que se propaga no espaço ou em meio material,  temos dois tipos de radiações: eletromagnética e as corpusculares.

As radiações eletromagnéticas são formadas por dois campos: um elétrico e um magnético oscilantes e formam um ângulo de 90º entre si.

Essas radiações tem como principais  características físicas: a frequência, comprimento de onda, energia, amplitude.  Vale ressaltar o comportamento entre a frequência e o comprimento de onda, as frequências menores possuem longo comprimento de onda e as frequências maiores possuem curto comprimento de onda é uma relação inversa.

Podemos citar em ordem crescente de frequência e energia  as ondas de rádio e TV, microondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, Raios X e Raios Gama.

As radiações corpusculares por sua vez são formadas por partículas, ou seja, possuem massa e também carga elétrica,  temos as partículas alfa, partículas beta positiva ( pósitron), beta negativa (négatron), elétrons, prótons e nêutrons ( carga nula).

As radiações são divididas em ionizantes e não ionizantes. As radiações ionizantes possuem energia suficiente para arrancar elétrons do átomo, produzem íons. As radiações não ionizantes tem energia menor e por sua vez excitam os átomos, possuem energia suficiente para movimentar um elétron de uma camada para outra.

Um ponto importante a considerar sobre as radiações é que elas possuem  aplicações diversas e neste artigo quero destacar as aplicações na  área da saúde.

As radiações na faixa das ondas de rádio e TV tem sua principal aplicação na Ressonância Magnética (RF), já as microondas que são utilizadas nos radares e nos fornos tem sua aplicação na aceleração dos elétrons em aceleradores lineares utilizados na Teleterapia.

Enquanto que a radiação infravermelha que são ondas de calor tem sua principal aplicação na Fisioterapia, com o uso de banho de luz infravermelha para reabilitação de pacientes que sofreram algum tipo de lesão e tiveram indicação para acompanhamento fisioterápico.

 A luz visível que é a faixa de radiação que enxergamos  tem aplicações com o laser na dermatologia com os tratamento de pele para reduzir as manchas na odontologia é utilizado para o clareamento dentário.

Enquanto que a radiação ultravioleta utilizada para esterilização de instrumentos e salas cirúrgicas e nas capelas de fluxo laminar. Nossa maior fonte de ultravioleta é o Sol que emite três tipos de radiação  a infravermelho (calor), luz visível e o ultravioleta.

Os Raios X possuem inúmeras aplicações interessantes principalmente no diagnóstico por imagem no Raios X Convencional, Radiologia Intervencionista, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Radioterapia na Medicina Nuclear com o uso do PET/CT e SPECT/CT , as aplicações da radiação gama ocorrem principalmente na Medicina Nuclear com a realização das cintilografias na Gama Câmara e os tratamentos na Radioterapia com o uso do Telecobalto.

0 responses on "RADIAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X