Se você é estudante de radiologia e odeia física: pare de ler esse texto agora!

O papel da física na radiologia

Muitos estudantes escolhem a Radiologia por ser área da saúde, pensando nas disciplinas de anatomia, fisiologia, patologia, anatomia radiológica, protocolos das especialidades, mas quando se deparam com as disciplinas da Física, ficam assustados e sem entender o que uma matéria de exatas está fazendo em um curso da área da saúde.

Hoje quero te mostrar o quanto a Física é importante para você que será um futuro profissional das técnicas radiológicas, tanto no nível técnico quanto tecnológico.

Vamos conversar um pouco sobre o assunto?

Quando você ignora essa disciplina, as consequências são desastrosas:

A Física na Radiologia não é matéria complementar

Ela é sim uma base para o domínio das tecnologias presentes nesta área de diagnóstico por imagem.

Pensar que ela é complementar pode fazer com que você não se dê a devida importância que ela necessita! E isso é ruím para sua formação!

A Radiologia é uma Ciência Radiológica que tem 5 principais eixos:

  •  a física, a matemática,a química, a biologia e a medicina.

Perceba a grandiosidade da área que você escolheu para atuar!

Então não diminua nenhum dos pilares desta área.

Mas você deve estar pensando:

“Então devo estudar todas essas áreas a fundo?

 A resposta é não!

Agora veja comigo: Você precisa saber qual a origem desse conhecimento e aprender e dominar as técnicas para ser um excelente profissional.

Posso te alertar: “Haverá áreas que você precisará se aprofundar mais! Também haverá assuntos bem específicos, como por exemplo a biologia, a física que você precisará de outras formas para obter esse conhecimento. 

Vou falar da física por motivos óbvios, e se você está até aqui comigo, tenho certeza que já entendeu sua importância e você não precisa ser um físico para amar essa ciência!

Você só precisa entender o quanto ela é importante e que ela pode te trazer um diferencial profissional que poucos possuem, com isso você já se destaca na multidão.

Quantos querem desbravar esse mundo das tecnologias dedicando um tempo aos estudos, mas vemos muitos que querem aprender apertando os botões e testando quais estão certos e quais estão errados. 

Isso é prática, leva tempo e pode custar muito caro na sua carreira e para os pacientes que você vier a atender.

Nós defendemos que devemos começar pela teoria, pelos princípios básicos para estarmos mais preparados para as práticas, uma boa formação teórica é acelerar seu aprendizado prático. 

Vale lembrar que a teoria deve estar recheada de exemplos práticos das aplicações, pois tudo fará mais sentido, quando teoricamente mostramos a prática.

Imagine em um equipamento de Raios X Convencional, onde precisamos entender minimamente como ele funciona, como a imagem é formada.

Se não recorrermos aos princípios da Física das Radiações, como iremos entender a produção de Raios X, a interação da radiação com a matéria que a partir dela iremos entender a formação da imagem por exemplo.?

Na formação da imagem entender quais as etapas você tem controle e quais você não tem.

Sem falar nos parâmetros para a formação da imagem, que são os fatores técnicos ensinados para que os profissionais das técnicas radiográficas possam realizar as imagens dos pacientes, temos então  os seguintes parâmetros

Tensão elétrica o famoso kV

Corrente elétrica o famoso mA

Tempo de exposição o segundo

Distância Foco Filme

Distância Foco objeto

Incidência de Raios Central

Todos esses parâmetros estão baseados nos princípios físicos do comportamento da radiação frente sua projeção em um filme radiográfico ou até mesmo um receptor de imagem.

Se não tivermos a física para nos explicar cada um deles, entender para que servem, como são aplicados, a influência de cada um na formação da imagem, como buscamos os valores ideais das técnicas radiográficas para  uma boa qualidade da imagem, estaremos perdidos.

Caso cometemos algum erro nas imagens obtidas, quais parâmetros devemos  ajustar para corrigir?

Qual a responsabilidade de cada um deles na imagem?

Por exemplo, ao ajustar a tensão elétrica para mais ou para menos, quais as implicações teremos na imagem, será uma imagem mais clara ou mais escura, o mesmo vale para o ajuste da corrente elétrica (mA), para o tempo de exposição (s) etc?.

Quando sabemos das consequências das mudanças destes parâmetros podemos dar um passo além e entender porque isso acontece. 

Deixa eu citar um exemplo:

Quando aumentamos o kV deixamos a imagem mais escura, neste caso sabemos as consequências do aumento deste parâmetro,  também é importante saber  porque isso acontece.

O que a Academia de Radiologia acredita.

Aqui na Academia de Radiologia nós acreditamos que os técnicos e tecnólogos de sucesso precisam se destacar tecnologicamente, ou seja, dominar com profundidade a tecnologia que ele opera

Aqui não vamos nem falar de anatomia, patologia, anatomia radiológica, posicionamento, pois temos certeza que nesta parte todos já entenderam a importância.

Para ter domínio nesta tecnologia é preciso se aprofundar nos estudos e ter alguns degraus a serem percorridos!

Nós aqui elegemos esse primeiro degrau para formar uma base sólida de conhecimento para esse futuro profissional!

O tubo de Raios X é um componente presente em todos os equipamentos emissores de Raios X, com exceção dos aceleradores lineares que tem suas particularidades.

Mas o tubo de Raios X está presente em diversos os equipamentos como na:

Radiologia convencional

Radiologia Odontológica

Radiologia veterinária

Radiologia intervencionista

E também está presente nas especialidades como:

Mamografia

Tomografia Computadorizada

Tomossíntese

Na Medicina Nuclear nos equipamentos de SPECT/CT

PET/CT

Na  irradiação de bolsas de sangue 

Na Radiologia Industrial.

Então dominar, entender de forma profunda como este componente funciona e interfere no desempenho de todos essas modalidades é essencial.

Para atender essa necessidade que percebemos que nos cursos tradicionais o assunto tubo de Raios X é abordado de maneira superficial, nós aplicamos nossa metodologia em um curso exclusivo: O TUBO DE RAIOS X EM FOCO: APROFUNDAR PARA DOMINAR.

Dominar o tubo de Raios X como um especialista, os benefícios são inúmeros, como saber quais as limitações estão presentes neste dispositivo, como as características do tubo de Raios X interferem no desempenho e resultado que ele entrega.

Sem compreender o assunto Tubo de Raios X de maneira adequada você pode se sentir inseguro na operação do aparelho de Raios X, como esse componente está presente em 95% do Radiodiagnóstico dominar esse assunto vai te poupar tempo quando você for estudar outras modalidades.

Dominar o Tubo de Raios X não se  refere somente em conhecer os componentes e funções do anodo, catodo, filamento, capa focalizadora, cúpula de proteção, vai muito além disso, esse domínio vai te ajudar a entender quais são os fatores que você controla e quais os fatores que você não controla da produção de Raios X.

Se você quiser dar um passo além e dominar o Tubo de Raios X como um especialista, eu tenho um convite para te fazer, entregar esse primeiro degrau em direção a formação do técnico/tecnólogo de sucesso. 

Clique nesse link abaixo e conheça o primeiro passo rumo a esta formação.

Quero conhecer o primeiro passo. 

O domínio básicos dos principais conceitos da Física aplicados à Radiologia vão te ajudar a desenvolver habilidades importantes no mundo tecnológico exigido pela Radiologia que se moderniza cada dia mais. 

Essas habilidades são a base, aqui na Academia de Radiologia com nosso método nós ensinamos nossos alunos a construir conexões com outras áreas da Radiologia a partir da construção de um mapa de conhecimentos.

Com a compreensão da Física você pode dominar todas as tecnologias sem grandes esforços, pois uma vez que você domina o conhecimento base você aprende a conectar com as demais aplicações.

Então veja que a Física não é sua inimiga na Radiologia, nem aquela matéria que serve para te reprovar, mas sim aquela que pode te colocar em uma posição diferente no mercado de trabalho pelo seu domínio tecnológico, ou seja, ajudando você  a dominar as tecnologias da radiologia com excelência.

0 responses on "Se você é estudante de radiologia e odeia física: pare de ler esse texto agora!"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas