fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Filtração do feixe de Raios X

A filtração do feixe de Raios X é um processo importante do ponto de vista da Proteção Radiológica ao reduzir a dose no paciente.

Primeiramente vamos falar sobre o filtro utilizado no radiodiagnóstico. Eu costumo fazer uma comparação do filtro com uma peneira, pois o filtro faz uma seleção dos Raios X que podem passar, como se fosse uma peneira selecionado o tamanho do grão que irá passar pelos seus buracos.

O filtro tem função de  absorver as radiações de baixa energia que não contribuem para a formação da imagem, e depositam uma dose na superfície da pele do paciente.  

O filtro atenua as radiações de intensidade mais altas  no radiodiagnóstico são  utilizados filtros de alumínio.

No processo filtração temos:

  1.  Filtração inerente
  2.  Filtração adicional
  3.  Filtração total

A filtração inerente:Aquela inevitável,  ou seja, ocorre quando o feixe de Raios X produzido passa pelo vidro da ampola, pelo óleo refrigerante do tubo  e pela janela da cúpula, essa filtração tem sua equivalência em 1,5 mm de Pb.

Um ponto importante sobre a filtração inerente é que ela tende a aumentar com o decorrer do tempo, pois  o tungstênio do alvo e do filamento se vaporiza e pela ação da gravidade se deposita na janela do tubo, criando uma camada adicional na janela.

A filtração adicional: Aquela que tem a função de absorver os raios X de baixa energia, que não contribuem para a formação da imagem radiográfica e simplesmente depositam uma dose maior no paciente. O uso dos filtros também tem como resultado o  aumento da energia média do feixe afetando  a quantidade de Raios X,  pois atenua uma parte do feixe.

A filtração total :Somatório da filtração  inerente e a filtração adicional  

Filtros compensadores: Esses filtros tem a função de produzir uma imagem uniforme, são utilizados para radiografar partes do corpo que possuem variação em sua espessura  ou na composição do tecido. Alguns exemplos dos filtros compensadores são: filtros em cunha bilateral, bowtie, filtros em cone, etc.

Se quiser assistir um vídeo sobre o assunto: clique aqui

Referências

Stewart C. Bushong – Radiologic Science for Technologists: Physics, Biology, and Protection ,2016.

Costa, MMB.,Nova JLL., Canevaro LV., Efeito da filtração adicional nas doses de radiação e na qualidade das imagens nos exames de videofluoroscópicos, Radiol.Bras. 2009.

0 respostas em "Filtração do feixe de Raios X"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X