fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Fabricantes de Equipamentos de Ressonância Magnética

Quero compartilhar com você um tema que trabalho nos cursos de Pós Graduação que leciono. Apesar de trabalhar com radiação ionizante, amo a Ressonância Magnética, ou seja, também tenho uma queda por radiação não ionizante. O conhecimento sobre este assunto é parte integrante da instrumentação em Ressonância Magnética.

As bobinas do magneto são responsáveis em produzir o campo magnético, existem 3 tipos de magnetos: os permanentes, os resistivos e os supercondutores. Das Ressonâncias Magnéticas Instaladas no mundo, cerca de 75% são supercondutoras, 23% são permanentes  e cerca de 2% são resistivas.

 Os magnetos permanentes são formados por blocos feitos de uma liga de alumínio-niquel-cobalto. São construídos em formato C ou H.

A intensidade do campo é limitada pelo tamanho do equipamento.  Sua vantagem é ter uma configuração aberta permitindo um maior acesso ao paciente. Possuem baixo custo de operação e seus aspectos de segurança são mais simples devidos às limitações de intensidade do campo magnético.

Os magnetos resistivos estão se tornando raros. Utilizados como sistemas dedicados como o magneto Uprigth da FONAR ou PARAMED MR Open. Nestes magnetos o campo é gerado por meio da corrente elétrica que passa pelas bobinas.

 Esse tipo de magneto tem a vantagem de poder  ser ligado e desligado. Esse tipo de magneto tem um alto custo operacional, baixa intensidade de campo e consequentemente algumas limitações clínicas.

Os magnetos supercondutores são formados por uma liga de Niobio e Titânio por onde passa um fluxo continuo de corrente elétrica com resistência nula. Para isso essa liga deve permanecer em um banho de Hélio líquido para manter a baixa temperatura (temperatura crítica). Esses magnetos atendem uma variedade de aplicações clínicas, porém tem alto custo de aquisição e manutenção.

Quando falamos em fabricantes de equipamentos de Ressonância Magnética  pensamos logo nos três grandes fabricantes GE, Siemens e Philips.

Fiquei surpresa ao descobrir que são pelo menos 18 fabricantes que vendem equipamentos de Ressonância Magnética para uso em humanos, todos aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration). Alguns fabricantes recentes são do continente asiático.

Vamos conhecer quem são esses fabricantes:

  1. All Tech Medical Systems com seu equipamento EchoStar EC 710 de 1,5 T tem suas operações em Cleveland, EUA e Chengdu na China.
  2. A Anke com seus magnetos Super Mark 1,5T e os magnetos permanentes OpenMark 5000 com 0,5T, OpenMark 4000 com 0,4T e OpenMark III com 0,3T. Essa empresa chegou a 12 gerações de equipamentos desde 1986 com magnetos de 0,15T a 1,5T.
  3. A Aspect Imaging com seu Embrace Neonatal MRI 1 T magneto permanente é um equipamento dedicado a recém nascidos e um equipamento auto blindado, com tecnologia não criogênica, operação silenciosa, que oferece ao bebe um ambiente com temperatura controlada. Seu 2º equipamento é o Wrist View de 1T também permanente, uma Ressonância  Magnética compacta, auto blindada e específico para punho.
  4. A Aurora Dedicated de 1,5T Breast MRI sistema completamente dedicado a imagens da mama, esta empresa sediada em North Andover Massachussetts nos USA.
  5. A Basda Medical fabricante chinesa com seus 2 magnetos, o Polar 35 com 0,35 T e o Polar 50 com 0,5 T ambos permanentes,  possuem campos abertos e seus  magnetos são feitos de uma liga   de Nd-Fe-B.
  6. A Canon Medical System antiga Toshiba com seus magnetos Vantage Galan de 3T, Vantage Titan de 3T ou de 1,5T e o Vantage Elan 1,5T, empresa fundada em 1875 em Shimbashi, Tokio no Japão.  Em 2016 a Toshiba foi adquirida pela Canon Inc. Em 1983 desenvolveu o 1º sistema de Ressonância Magnética e em 1985 o primeiro sistema de Ressonância Magnética Supercondutora.
  7. A Esaote empresa italiana com mais de 30 anos de inovação no campo da  Ressonância Magnética. Dedicada ao sistema musculo esquelético possui mais de 2900 sistemas instalados  mundo afora.  Seus magnetos são permanentes, nos modelos  G Scan Brio 0,25T, OScan 0,31T, S Scan 0,25 T.
  8. A Fonar Corporation empresa americana de propriedade de Raymond Damadian que construiu em 1977 o primeiro equipamento de Ressonância Magnética, possui hoje um único magneto o Upright Multi Position MRI 0,6T  resistivo, um equipamento que permite exames em múltiplas posições.
  9. A GE Healthcare gigante americana com seus magnetos de 1,5 T Artist, Explorer, Creator, Optima, Voyager e sua linha de magnetos 3T Premiere, Architect, Pioneer e Discovery. A GE possui mais de 100 anos de experiência com 50.000 colaboradores no mundo.
  10. A Hitachi possui os magnetos Osiris 1,2T Echelon 1.5T, Echelon Oval 1,5T e Aperto Lucent de 0,4T permanente, com sua localização em Ohio nos EUA.
  11.  A Medonica foi fundada em 2009 em Seoul na Coreia do Sul com unidades também na Europa e na Asia Central.  Possui os magnetos Magvue 0,33T permanente e Magviews Elite 1,5 T.
  12. A Neusoft  empresa sediada na China com seus magnetos o Sparkeler 1,5 T, Superstar 0,35T e Superopen 0,23T  são permanentes.
  13. A Paramed Medical Systems fundada em 1998 opera em 4 continentes com sua sede global na Itália e com centro de negócios nos EUA, possui os  magnetos MROpen de 0,5T   feito de uma liga MgB2 e com uma tecnologia livre de criogênicos, o MRI 3300 permanente de 0,32T.
  14.  A Philips que é uma empresa holandesa com 7100 colaboradores no mundo todo possui equipamentos de alta tecnologia e desempenho, com sua linha Ingenia de 1,5T, Ingenia Elition 3,0 T X, Ingenia 3T, Ingenia 3,0 T CX e o Ingenia Ambition 1.5T X.
  15. A alemã Siemens, com seus 170 anos de existência, mais de 1800 patentes , 4800 colaboradores com  instalações em 70 países, possui em seu portfólio o magneto de 7T Terra, os magnetos de 3T Skyra, Verio, Prisma, Spectra e Vida, seus magnetos de 1,5 T são o Amira, Avanto, Aera, Essenza, Espree Eco e Sempra, possui um único magneto permanente o Magnetom  C de 0,35T e seu lançamento  hibrido o PET/RM Biograph mMR de 1,5T.
  16. A Sina Healthcare tem em sua linha de magnetos permanentes o Elixbo PM 545 de 0,45T, mStar MPF 4500 de 0,45T e o Centuri MPR 3000 de 0,3T.
  17. A Time Medical Systems possui 2 magnetos permanentes PICA de 0,35T e MONA de 0,2T, o supercondutor  Emma de 1,5T com bobinas dedicadas a mama, o MICA de 2T de corpo inteiro. A Time Medical também possui uma linha veterinária o Panion (Plus, Pro e Premier de 1,5T).
  18. A Wandong Medical (WDM) atuando desde 1955, com sua sede em Beijing, exporta seus  produtos médicos para mais de 70 países, com mais de 30000 equipamentos de diagnóstico por imagem instalados no mundo, possui um magneto Supercondutor i-Magnate de 1,5T, com bore mais largo e possui 4 magnetos permanentes da linha i-Open de  0,5T, 0,4T, 0,36T e 0,3T.

Espero que você tenha ficado admirado com tantas possibilidades existentes em relação a modelos e configurações de equipamentos de Ressonância Magnética.

Conte-nos o que você achou.

Referências: Klein HM., Clinical Low Field Strength Magnetic Resonance Imaging, 2015

Site dos fabricantes apresentados no texto. Acesso em 17/09/18.

0 respostas em "Fabricantes de Equipamentos de Ressonância Magnética"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X