fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

CONTROLE DA ANSIEDADE DURANTE A ENTREVISTA DE EMPREGO

 

Você foi convocado para uma entrevista de emprego!

O você deve fazer para manter sua ansiedade sob controle?

Que cuidados você necessita tomar para que sua ansiedade permaneça controlada e não interfira em seu desempenho, causando no selecionador a melhor impressão possível????

Antes de te responder darei uma das definições do que é ansiedade.

A ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. Ou seja, muitos candidatos encaram a entrevista de emprego como uma situação desagradável ou perigosa, e por isso ficam ansiosos.

Portanto, a resposta varia de pessoa para pessoa, mas posso dar algumas dicas para que você utilize a ansiedade a seu favor.

Lá vai:

  • Revise antecipadamente seu currículo, leia com atenção os pontos principais, tais como os dados das empresas onde trabalhou, os cargos que ocupou e as atividades realizadas bem como os equipamentos que operou, se houver! Isso aumenta a autoconfiança!
  • Chegado o dia da entrevista, chegue no local um pouco antes, apresente-se na recepção e aguarde o horário de ser chamado. Apesar do entrevistador ter marcado um horário com você, prepare-se para eventuais atrasos, entrevistas longas e desgastantes, ou mesmo, entrevistas com outros membros da empresa. Durante o período da espera, procure controlar seus gestos, evitar o excesso de uso do celular, mantenha-se atento, pois a qualquer momento poderá ser chamado para a entrevista.
  • Você foi anunciado para a entrevista. Busque controlar sua a ansiedade. evitará o excesso de energia no aperto de mão. Você também não ficara com o rosto ruborizado (vermelho). Provavelmente, durante a entrevista suas mãos não ficarão suadas, diminuirá uma eventual sudorese corporal. Portanto para melhorar seu desempenho durante a entrevista, o controle da ansiedade é fundamental!

Além da ansiedade, outras questões precisam ser evitadas durante a entrevista:

–  Evite falar das pessoas que trabalharam com você. Não fale do chefe, do colega de trabalho ou de quem quer que seja! Foque nos resultados, na atividade, na rotina. Discuta ideias e aborde conflitos de maneira construtiva, mas não denigra as pessoas que trabalharam com você. O selecionador experiente provocará você para que critique ou fale mal de pessoas que trabalharam com você. Porém cabe a você manter a ética e o equilíbrio emocional para não falar delas. Atenha-se a fatos, a situações de trabalho.

– Falta de informações sobre a empresa onde foi realizar a entrevista. Pesquise o mercado onde a empresa atua, reúna as informações sobre a concorrência, potencial de mercado, status que a empresa possui na internet e nas redes sociais. Você poderá ser questionado a esse respeito pelo entrevistador. A falta de informação a esse respeito, poderá te desestabilizar emocionalmente e comprometer seu desempenho durante o restante da entrevista! Te causar ansiedade. Lembre-se que na sociedade atual essas informações estão acessíveis a todos e não ter, pode ser encarado como um desinteresse do candidato, em relação a empresa que disponibilizou a vaga de emprego.

Você bem preparado estará seguro nas informações que transmite e com autoconfiança em relação a sua capacidade profissional.

Além disso, como preparo para a entrevista, vale a pena:

  • Dormir cedo
  • Alimentar-se adequadamente
  • Pesquisar o endereço e como chegar até o local onde a entrevista será realizada
  • Informar-se sobre a questão salarial e demais condições de trabalho logo na convocação para a entrevista. Caso não seja informado, questione oportunamente, não insista!

A entrevista é eliminatória e o entrevistador pode adotar diversas técnicas para extrair informações sobre o candidato. As variáveis emocionais atuam e influenciam na decisão de contratação. Então cabe reforçar a importância do controle da ansiedade.

Fatores com empatia, simpatia, feeling, interferem na avaliação feita pelo entrevistador. Por isso todo o preparo feito cai por terra se a entrevista for cercada de agressividade, mau humor, insegurança, prolixidade, fatores que podem ser desencadeados por causa da ansiedade.

Espero que as dicas tragam sucesso a você nas próximas entrevistas!

 

Um forte abraço!

 

Arnaldo Pereira dos Santos

Psicólogo e Coach

 

 

 

0 responses on "CONTROLE DA ANSIEDADE DURANTE A ENTREVISTA DE EMPREGO"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X