fbpx
  • LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

COMO SE TORNAR VISÍVEL NO MERCADO DE TRABALHO?

Você deve estar imaginando como existem profissionais no mercado de trabalho executando a mesma tarefa que você, que possuem a mesma graduação que a sua, que possuem sólida experiência no mercado e que estão disputando vagas no mercado de trabalho, assim como você!!!

Deve também estar angustiado com as notícias a respeito da redução do número de contratações e consequente redução do número de vagas no mercado de trabalho, com aumento da competição entre esses profissionais!

Podemos deduzir que a angustia que você sente deve ser a mesma angustia de milhares de profissionais iguais a você, que estão buscando vagas no mercado de trabalho!

A pergunta que você deve estar fazendo a você mesmo é… “O que devo fazer para me destacar nesse mercado de trabalho cada vez mais competitivo? ”

Bom seria se existisse uma fórmula mágica para compreender o que fazer e como agir diante de um cenário como esse!

Muito tem se falado em práticas de como melhorar a empregabilidade, aumentar networking, desenvolver uma nova habilidade!

Mas será isso é suficiente?

Vamos compreender algumas coisas que estão acontecendo ao nosso redor para avaliarmos melhor o ambiente e o mercado de trabalho atual.

Você começaria por onde nossa análise?

Eu começo pelo avanço tecnológico que está impactando nossas vidas de uma maneira transformadora! A chamada terceira onda não está poupando ninguém! A sociedade está conectada, está integrada e interligada, graças a tecnologia e quem está fora dessa rede, está alienado e excluído!

Ela transformou a comunicação, encurtou distâncias, ultrapassou fronteiras,  revolucionou processos, e reinventou a burocracia!

Continuo com a evolução humana, que é fantástica!

Tornou o homem um ser integral, evolutivo, desbravador e inovador! Que em pouco tempo saiu da convivência rural para participar da aldeia global. E esse novo homem nos leva a longínquos planetas, chega às profundezas dos oceanos e investiga o DNA. Ele está redescobrindo seus limites, potenciais e seu lugar no mundo, através de uma profunda reflexão existencial.

Neste cenário eu acredito que para nos destacarmos “no meio da multidão” precisamos ter a consciência de que devemos melhorar nossa performance continuamente. Perceber que as coisas evoluem e perdem o valor rapidamente. Esse texto que escrevo agora pode já não ter utilidade daqui a poucos momentos, pois alguém teve respostas mais rápido do que eu!

Precisamos ter a consciência de fazer diferente, compreender que aquilo que fazemos agora pode ser feito de outra maneira, mais eficiente, menos poluente, mais sustentável, mais ágil! Tais cuidados elevarão nosso desempenho e trarão melhores resultados!

Você pode tomar um conjunto de atitudes que poderão fazer a diferença na hora de uma entrevista, na hora de uma dinâmica de grupo, na hora de um teste prático. Num processo seletivo para uma nova vaga ou para uma promoção, não conta somente a parte técnica do candidato!

São várias atitudes que devemos ter no dia-a-dia que poderão ser levadas em conta e decidir na hora da escolha de um melhor candidato.  Segue ai as minhas dicas:

– Treinar e desenvolver constantemente sua técnica, em busca de aperfeiçoamento e atualização, participando de treinamentos voltados a sua carreira profissional e também direcionados a novos comportamentos, novos processos de trabalho e de cultura geral;

– Cultivar o networking profissional, acadêmico e pessoal pois dificilmente atingimos nossos objetivos sozinho, mas na companhia de outras pessoas, seja nos ajudando na empresa que trabalhamos ou na indicação de uma oportunidade de trabalho;

– Olhar para o outro que está em dificuldades e ajuda-lo, apoiá-lo, seja ele nosso familiar, colega de trabalho ou um morador de uma comunidade carente, pois ajudar e contribuir com nosso semelhante faz parte da cidadania e também da nossa contribuição com a sociedade;

– Agradecer pelos resultados conquistados, pela oportunidade de contribuir para um mundo melhor e acima de tudo, entender e aceitar que o trabalho é parte integrante de nossa vida, ter gratidão, pois a vida é única e breve!

– Integrar e equilibrar o trabalho, família e educação, e como resultado ter uma vida mais feliz!

Não sei se você pensou nesses caminhos, mas são aqueles que optei em minha vida e que pratico a cada dia que se inicia, a cada jornada de trabalho.

Estou mais visível ao mercado de trabalho?

Isso eu não posso afirmar, mas que me torna a cada manhã um ser humano melhor, isso eu te afirmo!

Arnaldo Pereira dos Santos

Psicólogo, Coach, Professor

0 responses on "COMO SE TORNAR VISÍVEL NO MERCADO DE TRABALHO?"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X